Filie-se

POR QUE FILIAR-SE AO SINDICATO?

O sindicato é o agrupamento estável de várias pessoas de uma profissão, que convencionam colocar, por meio de uma organização interna, suas atividades e parte de seus recursos em comum, para assegurar a defesa e a representação da respectiva profissão, com vistas a melhorar suas condições de vida e trabalho.

O sindicato possui um fim permanente, buscando a defesa dos interesses dos próprios associados e os da própria profissão.

Constitui uma representação legal constitucional (artigo 8°, inciso III, da CF) de todos os membros da profissão para a qual foram constituídos e que, conforme infere-se do artigo 513 da CLT, possuem como prerrogativas, dentre outras, a de celebrar convenções coletivas ou acordos coletivos com empregadores, também o sindicato dos empregados assegurara a defesa e representação dessa profissão para melhorar as suas condições de trabalho.

E mais, atenua a inferioridade da condição econômica e coloca o empregado em plano de igualdade com o empregador para a ação e negociação coletivas.

O sindicato existe essencialmente porque cumpre uma função protetora ou defensiva do interesse dos trabalhadores, ou seus representados. A sua sobrevivência, então, depende em boa parte de essa função ser percebida como necessária pelos trabalhadores, assim como de ser bem executada pelo Sindicato.

Isso significa dizer que os trabalhadores vêem na figura do Sindicato uma forma de fortalecimento perante o a empresas ou instituição, de forma que pretendem fazer valer seus direitos por intermédio desses líderes sindicais, que irão prontamente reivindicar os anseios da categoria.

COMO SE TORNAR UM FILIADO

Para se filiar, basta você, servidor público municipal, procurar nossa sede no endereço Rua Major Lima, 68 – Centro, e formalizar sua filiação.

Disponibilizamos abaixo a FICHA DE FILIAÇÃO para ser preenchida, se caso achar melhor, antes de nos procurar.