Na manhã de hoje (10/02), diretores do Sindicato dos Servidores Públicos de Sacramento (SISEMS) estiveram reunidos com o vice-prefeito Cleber Silveira Borges “Clebinho”, em encontro solicitado pelo sindicato para discutir pautas de interesse da categoria.
Vale-alimentação
O sindicato voltou a reforçar a necessidade de reajuste do vale-alimentação, uma reivindicação recorrente dos servidores, que não recebe atualização desde 2024. O vice-prefeito reconheceu a importância do pedido e a perda do poder de compra dos trabalhadores ao longo dos anos. No entanto, alegou que, no momento, a Prefeitura não dispõe de condições financeiras para conceder o aumento, pois a medida poderia comprometer áreas essenciais como saúde, educação, transporte universitário e instituições que recebem subvenções e atendem a população mais vulnerável. Apesar disso, Clebinho se colocou à disposição para retomar o diálogo em alguns meses.
SacraCard
O Cartão SacraCard também esteve entre os assuntos tratados na reunião. Na oportunidade, o vice-prefeito Clebinho questionou sobre o pleno funcionamento do cartão junto aos estabelecimentos credenciados.
De imediato, os diretores do Sindicato dos Servidores Públicos de Sacramento (SISEMS) destacaram que o sistema vem operando normalmente e que eventuais problemas pontuais que surgem são prontamente solucionados, garantindo que os servidores não sejam prejudicados. Os diretores do sindicato também enfatizaram a importância de o cartão ser aceito exclusivamente em Sacramento, fortalecendo o comércio local, contribuindo para a geração de emprego e renda no município e oferecendo aos usuários um suporte mais próximo e presencial, livre de atendimentos demorados via 0800 ou de centrais que não conhecem a realidade da cidade.
Arrecadação municipal
Durante a reunião, o vice-prefeito destacou que a arrecadação do município vem apresentando queda e que há um cenário de incertezas em função da reforma tributária, a qual poderá impactar ainda mais as finanças municipais.
Recomposição salarial
Sobre a recomposição salarial, Clebinho informou que já foi encaminhado à Câmara Municipal um projeto de reajuste com base na inflação acumulada dos últimos 12 meses, estimada em cerca de 3,9%. A proposta aguarda aprovação do Legislativo.
Banco de horas
Questionado sobre o banco de horas, o vice-prefeito explicou que as secretarias foram orientadas a evitar que os servidores ultrapassem suas cargas horárias, sempre que possível. Ele ponderou, contudo, que em determinadas situações as horas extras são necessárias para atender demandas da população e do próprio Poder Executivo.
No caso específico dos servidores da Secretaria de Educação, foi informado que já tiveram início as tratativas para a correção da carga horária de seis horas, inerente à categoria, por meio de acordo coletivo mediado pelo sindicato.
TAC – Termo de Ajustamento de Conduta
O SISEMS também cobrou esclarecimentos sobre o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT). Clebinho afirmou que a Prefeitura está em conformidade com as exigências do MPT e reiterou o convite para que o sindicato atue como agente fiscalizador do processo.
Encerramento
Ao final da reunião, o presidente do SISEMS, Wanderley Ramalho, o vice-presidente Luiz Carlos Rodrigues e os demais servidores presentes agradeceram ao vice-prefeito pela receptividade e pelo diálogo em torno das demandas da categoria. Clebinho afirmou estar atento às necessidades dos servidores e destacou que ele e o prefeito Juninho Trevisan mantêm as portas abertas para o diálogo, visando atender às reivindicações sempre que possível. O vice-prefeito ainda parabenizou o trabalho do SISEMS, ressaltando a importância do sindicato como voz dos servidores junto às autoridades municipais.
O Sindicato dos Servidores Públicos de Sacramento (SISEMS) reforça o compromisso de atuar, cobrar e fiscalizar, fazendo valer todos os direitos dos servidores públicos municipais, sejam filiados ou não.
E você, servidor, que deseja se filiar para fortalecer ainda mais a nossa classe e ter acesso aos benefícios oferecidos por meio dos convênios, procure o sindicato na Rua Capitão Ferreira, nº 272 – Centro. Ou entre em contato pelo telefone/whatsapp 34 3351-3773, se preferir, clique aqui.
SISEMS – Juntos somos mais fortes.

